Vivaz V - Azzan

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Vivaz V

Eventos > Mostras2015
Atelier Vivaz - "O Eterno Feminino" - Campinas - SP - Dezembro/2015


Para fechar o ano de 2015 com chave de ouro, o Atelier Vivaz homenageia o Eterno Feminino.

"Analisando a trajetória das mulheres  dentro do contexto das Artes Visuais, através dos tempos, nos deparamos  com um cenário muito marcado pela sociedade patriarcal e machista.

 Dentro da produção mundial das Artes Visuais, há exemplos de  estratégias adotadas para driblar a invisibilidade social, diante da  hegemonia masculina na construção de representações sobre o gênero  feminino e a dificuldade de acesso das mulheres ao consumo e a produção  artística. Há exemplos no Oriente, de repressões violentas contra a  manifestação artística por mulheres até os dias atuais.

Há  registros comprovando a contribuição de mulheres, nos tempos medievais,  que viviam em clausura, nas iluminuras e ilustrações de livros. Alem de  se dedicarem á poesia também eram especialistas em pinturas, sobretudo  em miniatura, e exímias bordadeiras de vestes eclesiásticas.

O  papel da mulher nas Artes Visuais quase se restringia a de serem modelos  passivos. A partir do século XVIII, encontramos com maior abundância  obras de mulheres. E é no movimento modernista, que as mulheres  consolidaram sua integração no meio artístico e cultural. A participação  das mulheres na vida cultural conhece um desenvolvimento sem  precedentes nas sociedades ocidentais. Das telas ao grafismo nas ruas,  hoje as mulheres marcam seu espaço.

O multiculturalismo, desde  então, nos indica o resgate e a afirmação da mulher dentro da História  da Arte e dos cânones artísticos, e nos leva a ter um olhar  contextualizado sobre o seu papel das instâncias artísticas e sociais, e  na perpetuação da visibilidade feminina na esfera artística.

O  feminismo foi o prenúncio de uma nova era: as mulheres tomaram as  rédeas da situação, tornando-se artistas visuais, curadoras, produtoras  de arte, organizadoras, diretoras culturais, professoras de Arte, dentre  outras modalidades do trabalho com Arte.

Esta exposição visa  reafirmar a expressão do feminino e a sua subjetividade, por meio das  imagens produzidas, que nos mostram suas estratégias de liberação,  movimentos, giros e alternâncias, criam marcas profundas no  enquadramento artístico dos seus multitemas propostos.

O Ateliê  Vivaz, nesta exposição, propicia espaço para a relação entre mulheres  artistas visuais, num diálogo aproximado com a alteridade e deflagrando  exercícios de convívio e partilha. Criando um novo ambiente relacional  como expansão do meio de atuação, produção, pesquisa e interação das  artistas participantes.

Assim, a presente exposição objetiva  criar o empoderamento de diferentes mulheres, por meio de suas obras  carregadas de consciência, suavidade, inocência, protesto, afirmação,  indignação, e suas influencias na Arte Visual de Campinas."
Maria Inês Saba

 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal